*As fibras musculares podem ser agrupadas de acordo com o tipo de tecido que compõem: músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco. As células do músculo cardíaco chamam-se “cardiomiócitos”.
Fibras musculares lentas e rápidas
As fibras musculares classificam-se de acordo com suas propriedades de contração :
* Fibras de contração lenta (CT), ST = "slow twitch", tipo I, ou ainda, vermelhas ;
* Fibras de contração rápida (CR), FT = "fast twitch", tipo II, ou ainda, brancas .
O número e a distribuição dessas fibras em nosso organismo são determinadas geneticamente. portanto são hereditárias. Por esse motivo é comum ouvirmos dizer se certos corredores são velocistas natos. Podemos, então estimular essas fibras para que elas se tornem mais resistente ou maiores ( hipertrofia ). Alguns cientistas, afirmam que as células musculares são capazes de se duplicarem por um processo denominado hiperplasia.
Dependendo da capacidade física objetivada no treinamento, devemos estimular o tipo adequado de fibras, assim :
Fibras do tipo I atividades aeróbias e endurance
Fibras do tipo II atividades anaeróbicas, força e velocidade
*As fibras musculares esqueléticas diferem quanto ao tempo que levam para se contrair, podendo levar um tempo de até 5 vezes maior do que as rápidas para se contrair.
*As fibras musculares lentas estão adaptadas à realização de trabalho contínuo, possuem maior quantidade de mitocôndrias, maior irrigação sanguínea e grande quantidade de mioglobina, capaz de estocar gás oxigênio. As fibras rápidas, pobres em mioglobina, estão presentes em músculos adaptados à contrações rápidas e fortes.
*Esses dois tipos de fibras podem ser diferenciados apenas ao microscópio por meio de corantes especiais.
eu nao consigo achar um site com boa resposta nem si que esse me ajudem a achar um site melhor falando sobre celula muscular e nao tecido muscular e sim celula muscular tchau
ResponderExcluir